quinta-feira, 30 de maio de 2013

Prefeito diz que Uberlândia está em situação de emergência

Gilmar Machado não descarta pedir ajuda ao Estado e à União.

Estragos na cidade ocorreram após tempestade nesta quarta-feira (29).

Fernanda Resende e Carolina Portilho Do G1 Triângulo Mineiro
Prefeito de Uberlândia Gilmar Machado (Foto: Fernanda Resende/G1) 
Prefeito de Uberlândia Gilmar Machado (Foto:
Fernanda Resende/G1)
O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, convocou a imprensa na manhã desta quinta-feira (30) para apresentar um balanço sobre os estragos ocorridos na cidade após o temporal registrado nesta quarta-feira (29). A coletiva foi embaixo do viaduto entre as Avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves dos Santos, um dos pontos mais afetados. Segundo ele, a cidade está em situação de emergência e não descarta a possibilidade de pedir ajuda aos governos estadual e federal, por conta dos altos custos que serão gastos para recuperar os locais afetados. Ainda segundo Gilmar Machado, a recuperação das vias afetadas deve levar cerca de um mês.
Sobre os estragos na cidade, o prefeito informou que parte do teto de gesso do Teatro Municipal de Uberlândia cedeu. Durante a coletiva, Gilmar disse que cinco famílias ficaram desabrigadas e que todas receberam assistência, inclusive alimentação. As casas estão situadas nos Bairros Shopping Park, Daniel Fonseca e Morumbi.
Gilmar Machado afirmou que um efetivo foi disponibilizado para auxiliar na limpeza e reparo dos estragos causados pela chuva no Parque do Sabiá e que o local permanece fechado nesse feriado, mas reabre nesta sexta-feira (31) para atender a população.
UAI ficou sem energia
Ainda de acordo com o prefeito, durante o caos houve falta de energia na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro Tibery e o telhado da unidade também cedeu. O prefeito explicou que diante da situação os pacientes foram removidos para outras unidades de saúde da cidade. Já nesta quinta-feira a UAI funciona parcialmente e há previsão de que todos os serviços sejam regularizados ainda nesta tarde.
Ajuda do governo
Gilmar afirmou que pretende conversar com os profissionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para elaborar um estudo com o objetivo de evitar problemas conforme o ocorrido. “Agradeço a população e aos servidores que, mesmo no feriado estão empenhados ajudando nos trabalhos. Vou a Brasília e pretendo conversar com profissionais da Defesa Civil do estado e nacional. Estamos reorganizando para que a cidade voltar a funcionar”, frisou.
Dados da Settan sobre alguns estragos
Ó secretário de Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran), Alexandre Andrade, disse que quatro semáforos situados na Avenida Rondon Pacheco estão estragados e dois estão desativados. Cerca de 40 agentes da Settran estão nas ruas direcionando e ajudando no trânsito. Segundo ele, nem todas as vias serão liberadas nesta quinta-feira.
Enxurrada na Rondon (Foto: Vanessa Cruvinel/Arquivo pessoal)Enxurrada gerou o caos na Avenida Rondon Pacheco (Foto: Vanessa Cruvinel/Arquivo pessoal)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário