terça-feira, 28 de maio de 2013

Câmara de BH diz que vai instalar ponto biométrico para vereadores

Sindicância apura registro de presença de vereador ausente.

Novo sistema marca o ponto apenas por meio da digital.

Do G1 MG
A  Câmara Municipal de Belo Horizonte promete instalar o ponto eletrônico biométrico para os vereadores. Desde o ano passado, o sistema está sendo implantado para os funcionários e será estendido aos parlamentares. No início do mês, foi aberta uma sindicância para investigar se foram políticos que registraram a presença de Pablo César “Pablito” (PSDB) em três sessões, nas quais estava ausente.
Enquanto não há uma definição sobre possíveis irregularidades na marcação do ponto, o presidente da Câmara, Lêo Burgues (PSDB) promete dar mais segurança às sessões no plenário. Ele disse os equipamentos biométricos – em que a presença só é registrada por meio da digital – e mais câmeras serão instalados a partir da próxima semana.
“É um ato sério que aconteceu aqui na Câmara Municipal. Nós temo que investigar este ato, mas também temos que tomar as medidas necessárias para que isso não ocorra novamente. Nós já entramos em contato com as empresas que prestam serviço à Câmara Municipal de Belo Horizonte. A partir da semana que vem, tanto a biometria quanto novas câmeras, elas estarão instaladas aqui na Câmara Municipal”, afirmou Burguês.
O vereador Jorge Santos (PRB) foi ouvido no início da tarde desta segunda na procuradoria da Câmara. No dia 2 de maio, ele marcou o ponto menos de 20 minutos antes de a presença de Pablito ser marcado no mesmo terminal.  Ele prestou esclarecimentos ao corregedor da Casa, o vereador Autair Gomes (PSC).
A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual (MPE) também estão investigando o caso. Pablito faltou três dias, período em que viajou ao exterior. Ele negou que tivesse passado a senha à alguém. O vereador Juliano Lopes (PSDC) foi ouvido na semana passada. Em outras duas datas, 3 e 6 de maio, o ponto dele e de Pablito foram batidos no mesmo terminal, e com intervalos de segundos.
O painel eletrônico do plenário já passou por duas perícias, que segundo a presidência da Casa, não detectaram fraude no equipamento. Nesta terça-feira (27), vai ser ouvido o vereador Orlei (PTB), que presidiu as sessões. O vereador Preto (DEM) também será chamado para prestar esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário